Quem sou eu

Minha foto
Lagoa Grande, Minas Gerais, Brazil
"Ser catequista é ser jardineiro de gente”. Catequizar, portanto, é isso, cuidar da planta da fé que nasce do jardim de Deus, cujos jardineiros somos nós catequistas, pais, sociedade e Pároco. Catequizar é uma arte... seja você um artista!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

TEXTOS PARA REFLEXÃO

Sai a andar e desanuvia a cabeça.
Põe-te a caminho e olha para cima, para os lados, para a terra. Entrega-te ao caminhar e, à medida que andes, convence-te de que te caminhas para algo melhor.

Enche de ar puro os pulmões e, a cada passo, imagina que em ti entra a força para trabalhar e fazer bem feito, a solução para os problemas, a calma nas decisões, o melhor relacionamento com os outros, a clareza nos objetivos, a compreensão das coisas, o aumento da liberdade, da esperança e da paz.

Enquanto caminhas por fora, caminhas por dentro.
A felicidade, para ser verdadeira, anda com um pé na alegria e outro na dificuldade."

                                           A GRANDE ESCOLA DA VIDA
Quão maravilhosa é essa grande escola da vida! Sem as quatro paredes, somos alunos e mestres.
Aprendemos na infância que viver é descobrir e aprendemos na velhice que ainda temos muito para aprender.
Aprendemos na adolescência dolorosamente com os muros do não que toda liberdade tem o seu preço.
Aprendemos com a morte que a vida é valiosa e com as flores que a vida aqui não é eterna.
Aprendemos quando negamos e quando nos negam. Quando estamos felizes ou quando o mundo desaba sobre nossa cabeça.
Aprendemos que somos fortes e que ser humilde não é aceitar a dor de cabeça baixa como uma fatalidade do destino, mas tirar dela todas as lições para um recomeço ainda melhor.
As alegrias nos ensinam que a vida vale a pena e as tristezas que os momentos felizes são tão preciosos quanto a água em momentos de sede.
As guerras nos ensinam o valor da paz, a fome o valor do pouco, as catástrofes o da solidariedade, as diferenças o da compreensão e da tolerância.
A solidão nos ensina a inestimável graça de se ter alguém do lado e as multidões que de vez em quando faz bem se estar consigo mesmo.
É quando perdemos que valorizamos o que temos.
Foi através do Calvário que Deus nos ensinou o amor e o valor do perdão. Foi com suor e sangue que nos mostrou que não há um fim se o homem ainda crê que existe uma saída e que a vida, por mais dolorosa que seja, é apenas uma ponte entre o agora e a eternidade.

                                    
                            Quem crê nisso vive e viverá. Letícia Thompson

Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho!” (Salmo 119,105)
Setembro é o mês da Bíblia. Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.
A Bíblia é hoje o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e que está em quase todas as casas. Serve de “alimento espiritual” para a Igreja e para as pessoas e ajuda o povo de Deus na sua caminhada em busca de construir um mundo melhor.
“Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça ” (2Tm 3,16). A Bíblia foi escrita por pessoas chamadas e escolhidas por Deus e que foram inspiradas através do Espírito Santo. Ela revela o projeto de Deus para o mundo; serve para que todos possamos crescer na fé e levar uma vida de acordo com o projeto de Deus. Por isso, ela é a grande “Carta de Amor” de Deus à Humanidade.
A Palavra de Deus nos revela o rosto de Deus e seu mistério. Ela é a história do Deus que caminhou com seu povo e do povo que caminhou com seu Deus. A Bíblia tem uma longa história, desde nossos pais e mães da fé (Abraão e Sara, Isaac e Rebeca, Jacó Lia e Raquel) passando por Moisés, pelos Profetas, até a vinda do Messias, e por fim a morte do último dos Doze Apóstolos quando foi escrito o último livro da Bíblia (o Apocalipse, escrito no final do I século). A Palavra de Deus demorou em torno de dois mil anos para ser escrita. Muitas pessoas fizeram parte desta história: homens, mulheres, crianças, jovens, anciãos… Por isso, podemos dizer que a Bíblia é um livro feito em mutirão.
Passaram-se os tempos, os anos, mudaram muitas coisas, impérios cresceram e caíram, tantas idéias foram superadas, mas a Palavra de Deus continua “viva e eficaz” (Hb 4,12), pois “ela permanece para sempre” (1Pd 1,25). Embora o mundo busca outros caminhos, sempre existiram pessoas e comunidades que foram fiéis, que buscaram nas Palavras Sagradas a fonte para sua inspiração, para continuar vivendo e realizando o projeto de Deus.
Mais do que história, a Bíblia é portadora de uma mensagem. Ela é capaz de denunciar e anunciar. Ela denuncia as injustiças, os pecados, as situações desumanas, de pobreza, exploração e exclusão em que vivem tantos irmãos nossos. Foi isso que fizeram os Profetas e também Jesus Cristo em algumas ocasiões, pois toda situação de injustiça e pecado é contrária ao projeto de Deus. Mas a Bíblia é, sobretudo, um livro de anúncio. Ela proclama a boa notícia vinda de Deus: Ele nos ama e nos quer bem! Ele é o Deus que caminha conosco, que está ao nosso lado e nos dá força e coragem! Foi Deus que enviou ao mundo seu Filho Jesus Cristo. Ele veio nos trazer a Boa Notícia do Reino; veio nos trazer a Salvação, o perdão dos pecados. É através da fé em Jesus Cristo que nos tornamos filhos de Deus.
Na Bíblia encontramos textos para as diversas situações da vida. Ela ajuda a fortalecer a nossa fé; é útil na nossa formação, nos momentos de crises e dificuldades, na dor, na doença ou na alegria… Para todas as realidades encontramos textos apropriados.
Todos podemos e devemos ler, estudar e conhecer a Palavra de Deus. É certo que na Bíblia encontramos alguns textos difíceis. A Bíblia mesmo diz isso (veja 2Pd 3,16¸ At 8,30-31; Dn 9,2; etc). Certas passagens foram escritas dentro de uma realidade diferente da nossa. Precisam ser interpretadas e atualizadas. Por isso, quando não entendemos um texto, é melhor passar adiante, buscar outra passagem. O Pe. Zezinho nos ensina cantando: “Dai-me a palavra certa, na hora certa, do jeito certo e pra pessoa certa”. É recomendável fazer um curso, uma Escola Bíblica ou estudar em grupos. Tudo isso ajuda a entender melhor a Bíblia.
Na verdade, todo mês devia ser Mês da Bíblia; todo dia devia ser Dia da Bíblia. Por isso, a Bíblia não pode ser apenas um ornamento em nossa casa. A Palavra de Deus deve ser o nosso alimento de cada dia e buscar nela o sustento para a nossa vida.
.
Termino lembrando um texto bonito de São Paulo: “Tudo o que se escreveu no passado foi para o nosso ensinamento que foi escrito, afim de que, pela perseverança e consolação, que nos dão as Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15,4). Que neste mês da Bíblia, a Palavra que vem da boca de Deus nos anime, dê força e coragem e com isso sejamos cristãos da Esperança!

           Alguns conselhos práticos para quem quer ler, conhecer e viver segundo a Bíblia:

1) Pedir sempre ajuda ao Espírito Santo, isto é, iniciar sempre com uma oração;
2) Começar pelos livros e textos mais fáceis, ou seja, os Evangelhos, Atos dos Apóstolos…;
3) Ler e meditar um texto por dia (não é a quantidade que importa, mas a qualidade);
4) Procurar descobrir o contexto em que o texto foi escrito, ou seja: por que e para quem o texto foi escrito;
5) Anotar na sua Bíblia os textos que mais chamam a atenção;
6) Quando encontrar textos difíceis, passar adiante, deixar estes textos para quando participar de um curso ou quando encontrar pessoas que podem ajudar a explicar;
7) Atualizar o texto para hoje: colocá-lo em prática na vida. Celebrar e rezar a Bíblia e a vida.


Um certo senhor, acompanhado por sua filhinha, ia subir uma montanha muito alta. Sugeriu que a menina fosse na frente e ele atrás. Ela começou a subida com muito entusiasmo, pois queria mostrar ao pai como era forte e capaz. O caminho, porém, tornava-se cada vez mais íngreme e difícil e a menina por isso, caía de vez em quando, mas porque era corajosa, levantava-se e punha-se novamente a subir. Os espinhos lhe rasgavam a roupa e as carnes, mas mesmo assim, continuava a subir. Finalmente não pôde subir mais e levou um tombo cruel. Então chorando se virou para o pai. Ele a tomou nos braços e a levou assim até o cume.

Ele não esperava que ela subisse sozinha. Deus não quer que subamos a montanha da vida a sós. Toda a nossa experiência nos ensina que temos um grande amigo invisível, mas muito real, que espera o momento em que nós cônscios da nossa fraqueza, nos voltemos para Ele, em busca da proteção e auxílio que Ele nos quer dar.
AUTOR DESCONHECIDO


Em um largo rio, de difícil
travessia, havia um barqueiro
que atravessava as pessoas
de um lado para o outro.

Em uma das viagens, iam um
advogado e uma professora.

Como quem gosta de falar
muito, o advogado pergunta
ao barqueiro:

- Meu caro barqueiro, você
entende de leis?

- Não entendo, não, senhor -
responde o barqueiro.

E o advogado, compadecido:

- É uma pena... Você perdeu
metade da vida!

O barqueiro nada responde.

A professora, muito social,
entra na conversa:

- Seu barqueiro, o senhor
sabe ler e escrever?

- Também não sei, senhora -
responde o remador.

- Que pena... - condói-se
a mestra.

- Você perdeu metade da vida!

Nisso, chega uma onda
bastante forte e vira
o barco.

O canoeiro, preocupado,
pergunta:

- Vocês sabem nadar?

- Não! - responderam eles
rapidamente.

- Então, é pena... - conclui o
barqueiro.

- Vocês perderam toda uma vida!

MORAL DA HISTÓRIA
"Não há saber mais ou saber
menos: há saberes diferentes".
Paulo Freire

Todo trabalho é digno e deve
ser respeitado. Pense nisso e
valorize todas as pessoas com
as quais tenha contato.
Bíblia! Livro sábio e sagrado
Que relata claramente
Sobre o futuro e o passado.

De tempos em tempos eu passo...
Leio-te, me apaixono...
Perco-me nas horas de tempo...
Mas em seus versos eu me encontro!

Ó maravilhosa Bíblia!
És minha amiga de coração,
Conta-me belas histórias,
E traz-me palavras de conforto e consolação.

Quando tudo parece estar perdido
E não ter mais solução
Vou ao seu encontro
E logo faço minha oração.

Bíblia gloriosa, jóia preciosa,
É meu tesouro do coração,
Que me enriquece, me fortalece,
Mostra-me em Cristo a salvação!
A sua irritação não solucionará problema algum.
As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas.
Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá fazer.
O seu mau humor não modificará a vida.
A sua dor não impedirá que o sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus.
A sua tristeza não iluminará os caminhos.
O seu desanimo não edificará a ninguém.
As suas reclamações, ainda mesmo efetivas,jamais acrescentarão aos outros uma só grama de simpatia por você.
Não estrague o seu dia, aprenda com sabedoria divina a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre para o infinito bem.
"Nunca se verá bem sem o coração; o essencial é invisível para os olhos"
Esta frase, imortalizada por Antoine de Saint-Exupéry, é na verdade un grande ensinamento bíblico.
Ver com o coração é ver mais que ver com os olhos físicos; é ver com os olhos da alma. É olhar fundo, bem além da aparência.
Com freqüência julgamos pessoas pelo que vemos de imediato: bonita, feia, simpática ou não, vestida ou mal-vestida. Julgamos povos e julgamos costumes. Tudo isso através do que os nossos olhos vêem, nunca através do que nosso coração nos mostra.
Muitas vezes quando encontrarmos casais que pensamos desencontrados (quem nunca pensou encontrar?!), estamos pré-julgando, até mesmo sem má intenção. Na verdade, o que liga pessoas assim é que elas vêem cada um no outro o que outras pessoas não vêem. Elas vêm o interior. É por isso que para o amor não existe justificativa, pois esse não conhece outros olhos além dos do coração.
Antes de julgar que conhecemos alguém, que conhecemos um certo de tipo de povo, deveríamos fechar nossos olhos físicos e abrir os da alma. É bem provável que tivéssemos muitas surpresas. Provavelmente encontraríamos muito mais pessoas bonitas no nosso caminho do que podemos supor.
Porque no fundo, não existe cor, idade, raça ou sexo. Cada coração é capaz de se emocionar, de amar, de sentir. Todas as pesssoas possuem necessidades e muitas vezes carências. Tanto o sorriso quanto as lágrimas são linguagens comuns à qualquer povo, de qualquer cor, raça ou classe social. São os únicos meios de comunicação universal. Viajando em qualquer país, em qualquer continente, um sorriso vai ser sempre um sorriso, uma lágrima nunca vai deixar de ser uma lágrima.
Deveríamos fazer mais confiança ao nosso coração que aos nossos olhos. Deveríamos dar uma oportunidade a mais a cada pessoa que cruza nosso caminho antes de etiquetá-la. Aliás, nem deveríamos etiquetar ninguém, pois o que eu não vejo, talvez um outro verá. E todo mundo merece uma segunda chance, todo mundo merece ser "visto" antes de ser olhado.

Você nunca estará, em posição tão alta como quando está ajoelhada.
Um dia tempestuoso, acompanhada de dois guias experientes, uma mulher escalou a montanha Weisshorn, nos Alpes Suíços.

Quando se aproximavam do pico, a mulher, - vibrando de emoção pelo magnífico panorama diante de si - deu um salto para frente e quase foi levada por uma rajada de vento.
Um dos guias a segurou, forçando-a a se abaixar, e disse:
- De joelhos, madame! A senhora só estará segura aqui se ficar de joelhos.

Temos o hábito de achar que "de joelhos" é a posição típica para orar, mas a conversa com Deus não se limita a posições. Ele nos ouve... sempre.
Certa vez, três senhoras cristãs estavam conversando a respeito das "melhores" posições para orar. Uma delas falou da importância de encostar a palma de uma das mãos na outra e aponta-las para cima.

A segunda defendeu que a melhor posição para orar era estender-se ao chão. A terceira achou que orar em pé era melhor que de joelhos. Enquanto conversavam, um reparador de linhas telefônicas que trabalhava nas proximidades, ouvia o que elas diziam. Finalmente, ele não se conteve e participou da conversa:

- Descobri que a oração mais poderosa que já fiz foi quando eu estava dependurado de cabeça para baixo num poste, suspenso a 12 metros do chão.

O importante não é a posição em que você ora, mas o fato de você estar orando!

Bíblia, o livro mais vendido do mundo. Que nos dá a base para o que é mais aceitável e nos mostra de onde viemos – o Criacionismo.
É usado por muitos como um livro de auto-ajuda. Nela encontramos as respostas para os nossos problemas.
Conta a história de vários personagens, como Moisés, Jacó e Ester. Mas, o mais importante de todos os personagens da Bíblia, e talvez do mundo, foi Jesus.ense um pouco: Se não houvesse Jesus na Bíblia, ela teria sentido?
Não! Pois o objetivo real da Bíblia é mostrar as maravilhas que Deus fez com Seu povo, e mostrar também, um Salvador, que veio para livrar do pecado e nos salvar.
Estudos evolucionistas mostram o Universo com teses que são bem aceitáveis entre os acadêmicos. Com tantas teses e pensamentos no Evolucionismo quem estará certo? Não temos certeza de nada. Que certeza temos da morte ou da vida eterna?

Se Deus for contigo
Se Deus for a tua Inspiração, os problemas, por maiores que sejam,
serão apenas barreiras que você poderá vencer.

Se Deus for o teu Orientador, na hora da dúvida, ficará bem claro,
o caminho que deverás seguir, após uma singela oração.

Se Deus for o teu Médico, saberás distinguir entre a doença carnal,
que precisa de médico, e a doença espiritual, que só Ele pode curar.

Se Deus for o teu melhor Amigo, você sabe que poderá contar com Ele
a qualquer hora, na alegria ou na tristeza, com ou sem dinheiro,
com coragem ou morrendo de medo, ele será teu ombro e te consolará.

Se Deus for o teu Confessor, você terá com quem desabafar,
falar dos seus erros, dos deslizes que todos cometemos,
e Ele te perdoará e aliviará a tua alma.

Se Deus for a tua Bandeira, e se por Ele lutares,
se não negares o Seu nome, o Seu amor e a importância Dele na tua vida,
então, Ele também não te negará, não te deixará desamparado.

Se Deus for contigo, nada te abalará, nem pedra que caia do céu,
nem terremoto que estremeça o chão, nem inimigos invisíveis da noite,
e você terá o maior tesouro que um homem pode alcançar na Terra,
terá a paz interior, essa paz te conduzirá a certeza,
e essa certeza será transformada em fé, e essa fé produzirá frutos,
e seus frutos se espalharão, e o mundo será melhor, e assim,
Deus será na sua vida, o que é, foi e sempre será: Tudo!

A Rainha Vitória, na Inglaterra, certa vez visitou algumas fábricas de papel em seu país. Alguém a conduzia pelo interior de umadelas quando entraram num recinto cheio de grandes fardos de trapos imundos.O aspecto era repulsivo e a rainha, curiosa, perguntou para que serviam, o guia respondeu:"Destes trapos faremos nosso mais fino papel." Dias depois, muitos daqueles trapos já haviam sido transformados em papel branco, de fina qualidade. Foi providenciado para que, em alguna deles, fosse impresso o perfil da rainha em marca d'água. O presente foi entregue com uma mensagem:"Aqui estão alguns dos trapos sujos que Vossa Majestade viu em nossa fábrica. A ação do homem os transformou neste lindo papel!" Um processo parecido acontece com o homem. Nós, por natureza, nascemos e vivemos em pecado, somo o "trapos sujos". Mas a açao de Deus, propõe uma transformação. Cabe a nós confessar nosso pecados e entregar nossas vidas a Cristo e Ele fará de nós pessoa novas, com novo sentido e realização em, nossas vidas!


Berço de sabedoria e aprendizado, onde encontramos muitas Informações sobre como e onde tudo começou. Beleza da criação, tudo vai se encaixando como um quebra-cabeças.
Lê-la é como viajar em uma época que ainda não estávamos presentes.
Impossível descrever a perfeição de Jesus e o seu amor e compaixão por nós.
A Bíblia simplesmente tenta no passar a história de Jesus e a nossa também.

No parque, uma mulher sentou-se ao lado de um homem em um banco perto do playground.
- Aquele, logo ali, é meu filho. Ela disse, apontando para um pequeno menino usando um suéter vermelho e que deslizava no escorregador.
- Um bonito garoto. O homem respondeu e completou, - aquela usando vestido branco, pedalando sua bicicleta, é minha filha.

Então, olhando o relógio, o homem chamou a sua filha.
- Melissa, o que você acha de irmos?

E Melissa suplicou
- Mais cinco minutos, pai. Por favor. Só mais cinco minutos.
O homem concordou e Melissa continuou pedalando sua bicicleta, para alegria de seu coração.

Os minutos se passaram e o pai levantou-se e novamente chamou sua filha.
- Hora de ir agora?

Outra vez Melissa pediu,
- Mais cinco minutos, pai. Só mais cinco minutos.
O homem sorriu e disse,
- Está certo!

- O senhor é certamente um pai muito paciente, - a mulher comentou.
O homem sorriu e disse,
- O irmão mais velho de Melissa, Tommy, foi morto por um motorista bêbado no ano passado quando montava sua bicicleta perto daqui.

Eu nunca passei muito tempo com Tommy e agora eu daria qualquer coisa por apenas mais cinco minutos com ele. Eu me prometi não cometer o mesmo erro com Melissa. Ela acha que tem mais cinco minutos para andar de bicicleta. Na verdade, eu é que tenho mais cinco minutos para vê-la brincar.

Em tudo na vida estabelecemos prioridades; que são as suas prioridades?
Dê a alguém que você ama mais cinco minutos de seu tempo hoje!

Durante anos, nas suas sessões de meditação, o mestre observou a presença de um jovem que nada falava e que parecia indiferente a tudo. Certa noite, o jovem chegou um pouco mais cedo e ao encontrar o mestre sozinho aproximou-se dele, interpelando-o:

- Mestre, há muitos anos venho ao seu centro de meditação e tenho reparado no grande número de monges e freiras ao seu redor e no número ainda maior de leigos, homens e mulheres.

Alguns deles alcançaram plenamente a realização. Qualquer um pode comprovar isso. Outros experimentaram certa mudança em sua vida. Também hoje são pessoas mais livres.

Mas, senhor, também noto que há um grande número de pessoas, entre as quais me incluo, que permanecem como eram. Não mudaram nada, ou não mudaram para melhor. Por que há de ser assim, mestre? Por que o senhor não usa do seu poder e do seu amor para libertar a todos?

O mestre sorriu e perguntou:
- De que cidade você vem?
- Eu venho de Rajagaha, mestre, a trezentos quilômetros daqui.
- Você ainda tem parentes ou negócios nessa cidade?
- Sim, mestre. Tenho parentes, amigos e ainda mantenho negócios em Rajagaha, de modo que freqüentemente vou para lá.
- Então, meu jovem, você deve conhecer muito bem o caminho para essa cidade.

- Sim, mestre, eu o conheço perfeitamente. Diria que até com os olhos vendados eu poderia achar o caminho para Rajagaha, tantas vezes o percorri.
- Deve, então, acontecer de algumas pessoas às vezes o procurarem, pedindo-lhe que lhes explique o caminho, até lá. Quando isso ocorre, você esconde alguma coisa delas ou explica-lhes claramente o caminho?

- O que haveria para esconder, mestre? Eu lhes explico claramente o caminho, de maneira a não deixar nenhuma dúvida.
- E essas pessoas às quais você dá explicações tão claras... todas elas chegam à cidade?

- Como poderiam, mestre? Somente aquelas que percorrem o caminho até o fim é que chegam a Rajagaha.
- É exatamente isso que quero lhe explicar, meu jovem. As pessoas vêm a mim sabendo que sou alguém que já percorreu o caminho e que o conhece bem. Elas vêm a mim e perguntam:

"Qual é o caminho para a realização"? E o que há para esconder? Eu lhes explico claramente o caminho. Se alguém simplesmente abana a cabeça e diz "Ah, é um lindo caminho, mas não me darei ao trabalho de percorrê-lo", como essa pessoa pode chegar ao seu destino? Eu não carrego ninguém nos ombros. Ninguém pode carregar ninguém nos ombros até o seu destino.
No máximo, é possível dizer: "Este é o caminho e é assim que eu o percorro". Se você também trabalhar, se também caminhar, certamente atingirá o seu destino". Mas cada pessoa deve percorrer o caminho por si, sentir cada um dos seus passos.

Quem deu um passo está um passo mais próximo. Quem deu cem passos está cem passos mais próximo. Mas você tem que percorrer o caminho por si só.

O Livro Sagrado,
Já lido por todos.
O mais respeitado,
E criticado por outros.

Desde a Criação,
Conhecemos o Ator principal,
O Todo poderoso,
Que não fez nada mal.

O histórico livro,
Que conta todos os detalhes,
É o nosso melhor escudo,
Que nos protege dos males.

Conjunto de livros,
É a Bíblia Sagrada,
A mais famosa,
A mais amada.

Para terminar,

Leia a Bíblia com atenção,
Ela limpa o pecado,
Limpa o nosso coração.


Dois amigos cultivavam o mesmo campo de trigo, trabalhando arduamente a terra com amor e dedicação, numa luta estafante, às vezes inglória, à espera de um resultado compensador.
Passam-se anos de pouco ou nenhum retorno.
Até que um dia, chegou a grande colheita.
Perfeita, abundante, magnífica, satisfazendo os dois agricultores que a repartiram igualmente, eufóricos.
Cada um seguiu o seu rumo.

À noite, já no leito, cansado da brava lida daqueles últimos dias, um deles pensou :
"Eu sou casado, tenho filhos fortes e bons, uma companheira fiel e cúmplice.
Eles me ajudarão no fim da minha vida.
O meu amigo é sozinho, não se casou, nunca terá um braço forte a apoiá-lo.
Com certeza, vai precisar muito mais do dinheiro da colheita do que eu".
Levantou-se silencioso para não acordar ninguém, colocou metade dos sacos de trigo recolhidos na carroça e saiu.

Ao mesmo tempo, em sua casa, o outro não conciliava o sono, questionando :
"Para que preciso de tanto dinheiro se não tenho ninguém para sustentar, já estou idoso para ter filhos e não penso mais em me casar.
As minhas necessidades são muito menores do que as do meu sócio, com uma família numerosa para manter".
Não teve dúvidas, pulou da cama, encheu a sua carroça com a metade do produto da boa terra e saiu pela madrugada fria, dirigindo-se à casa do outro.
O entusiasmo era tanto que não dava para esperar o amanhecer.

Na estrada escura e nebulosa daquela noite de inverno, os dois amigos encontraram-se frente a frente.
Olharam-se espantados.
Mas não foram necessárias as palavras para que entendessem a mútua intenção.

Amigo é aquele que no seu silêncio escuta o silêncio do outro.
 .

                                                  A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO
Todos nós somos importantes para o nosso Deus, somos tão importantes que Ele enviou Seu único filho Jesus para se sacrificar por nós.
Você pode olhar para o mundo, com tantos habitantes, com a existência de vários continentes, vários países e dizer: será que Deus olha pra mim ? será que Deus se importa comigo ? será que Seu plano vai se cuprir em minha vida ? quem sabe esse tem sido o questionamento do seu coração !!! ás vezes tentando se esconder de Deus, se esconder de tudo, de todos !!!
Algo que me chama atenção é o que o proprio Jesus disse: Mas até os cabelos de vossas cabeças são contados. Não temais, pois valeis mais do que muitos passarinhos. Como é maravilhoso isso, esse versiculo traz aos nossos corações, pra nossas vidas, que NUNCA somos esquecidos por Deus, que valemos mais do que muitos passarinhos, as aves dos céus não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros, e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes mais valor vós muito mais valor d que elas ?
Esses questionamentos acabaram, pois sabemos que somos importantes para o Nosso Deus, não adianta se esconder, não adianta escapar, tudo que devemos fazer é Louvar a esse Deus Poderoso, que não esquece de nós. Os planos Dele vão se cumprir em sua vida, seus problemas não são maiores que Deus, se você crê tudo será possivel alcançar, vamos acabar com esses questionamentos, e saberemos que somos amados de Deus, que por Ele não somos esquecidos. Lembre-se: Deus está no controle do Universo, no controle da sua vida


HÁ UMA ESTRADA CUJA ÚNICO DONO É VOCÊ: É A ESTRADA DO SEU
PENSAMENTO.
NELA VOCÊ É O ÚNICO VIGILANTE RODOVIÁRIO.
VOCÊ TEM SE APLICADO ALGUMAS MERECIDAS MULTAS?
A ESTRADA DO SEU PENSAMENTO PODE SER PERCORRIDA DO JEITO QUE VOCÊ QUISER.
AS PLACAS DE SINALIZAÇÃO É VOCÊ QUEM FAZ E LEVARÃO PRA ONDE VOCÊ DEIXAR.
PERCEBA QUE LOMBADAS E VALETAS TAMBÉM SÃO COLOCADAS POR VOCÊ, PORTANTO, O ÚNICO RESPONSÁVEL PELO CONFORTO E DESCONFORTO DAS
VIAGENS É VOCÊ MESMO.
PODERÁ ESCOLHER PAISAGENS COM ÁRVORES VERDES E VIÇOSAS
OU TRONCOS SECOS E CHEIOS DE CUPINS.
PODERÁ ENTRAR POR TÚNEIS RICAMENTE ILUMINADOS OU PELOS
ESCUROS E SOMBRIOS, PONDO-SE A MERCÊ DOS ATROPELAMENTOS,
TROMBADAS E GRAVES ACIDENTES.
NELA HÁ TAMBÉM OS PASSANTES QUE VOCÊ ESCOLHE E ELES PODERÃO
ACOMPANHÁ-LO EM SUAVES E REPOUSANTES PASSEIOS OU ENCHER SEU
CAMINHO COM PONTIAGUDAS E PERIGOSAS PEDRAS.
OBSERVE AS RETAS, AS CURVAS, OS ATALHOS, AS BIFURCAÇÕES E OS BLOQUEIOS QUE VOCÊ MESMO COLOCA.
A ESTRADA DO SEU PENSAMENTO NÃO É DE MÃO-ÚNICA E VOCÊ
PODE RETORNAR QUANDO QUISER TAMBÉM.
LEMBRE-SE QUE HÁ PONTOS QUE VOCÊ PODE COMEÇAR A INSANIDADE


Vale a pena a tentativa e não o receio
Vale a pena confiar e nunca ter medo
Vale a pena encarar e não fugir da realidade
Ainda que vc fracasse, vale a pena lutar
Vale a pena discordar do melhor amigo e não apoiá-lo em suas atitudes erradas
Vale a pena corrigí-lo
Vale a pena encarar-me no e ver se está certa ou errada
Vale a pena procurar ser a melhor e aí...
Vale a pena ser o que for
Enfim
Vale a pena viver a vida, já que a vida não é tudo que ela pode nos dar
Mas sim tudo o que podemos dar por ela..


Jerry era um tipo de pessoa que vocês iriam adorar.
Ele sempre estava de alto astral e sempre tinha algo positivo para dizer. Quando alguém perguntava para ele : "Como vai você?", ele respondia: "Melhor que isso, só dois disso!".
Ele era o único gerente de uma cadeia de restaurantes, por quem todos os garçons seguiam seu exemplo. A razão dos garçons seguirem Jerry era por causa de suas atitudes. Ele era naturalmente motivador.
Se algum empregado estivesse tendo um mau dia, Jerry prontamente estava lá, contando ao empregado como olhar pelo lado positivo da situação. Observando seu estilo, que realmente me deixava curioso, resolvi um dia perguntar :
"Eu não acredito! Você não pode ser uma pessoa positiva o tempo todo. Como você consegue?" E ele respondeu:
"Toda manhã eu acordo e digo a mim mesmo: Jerry você tem duas escolhas hoje: escolher estar de alto astral ou escolher estar de baixo astral. Então escolho estar de alto astral. A todo momento acontece alguma coisa desagradável: eu posso escolher ser vitima da situação ou posso escolher aprender algo com isso. Eu escolho aprender algo com isso !
Todo momento alguém vem reclamar da vida comigo: eu posso escolher aceitar a reclamação, ou posso escolher apontar o lado positivo da vida para a pessoa. Eu escolho apontar o lado positivo da vida !
Então argumentei: " Tá certo !! Mas não é tão fácil assim !!"
" É fácil sim " disse Jerry.
" A vida consiste em escolhas. Quando você tira todos os detalhes e enxuga a situação, o que sobra são escolhas, decisões a serem tomadas. Você escolhe como reagir às situações.
Você escolhe como as pessoas irão afetar no seu astral.
Você escolhe estar feliz ou triste, calmo ou nervoso.
Em suma: É escolha sua como você vive sua vida!!!
" Eu refleti no que Jerry disse.
Algum tempo depois eu deixei o restaurante para abrir meu próprio negócio. Nós perdemos contato, mas freqüentemente eu pensava nele quando tomava a decisão de viver ao invés de ficar reagindo às coisas.
Alguns anos mais tarde, eu ouvi dizer que Jerry havia feito algo que nunca se deve fazer quando se trata de restaurantes : ele deixou a porta dos fundos aberta e, consequentemente, foi rendido por 3 assaltantes armados.
Enquanto ele tentava abrir o cofre, sua mão, tremendo de nervoso errou a combinação . Os ladrões entraram em pânico, atiraram nele e fugiram. Por sorte, Jerry foi encontrado relativamente rápido e foi levado às pressas ao pronto-socorro local.
Depois de 18 hs de cirurgia e algumas semanas de tratamento intensivo, Jerry foi liberado do hospital com alguns fragmentos de balas em seu corpo.
Eu encontrei Jerry 6 meses depois do acidente. Quando perguntei: " Como vai você ?" ele respondeu :
"Melhor que isso só dois disso, quer ver minhas cicatrizes?"
Enquanto eu olhava as cicatrizes, eu perguntei o que passou pela mente dele quando os ladrões invadiram o restaurante, e ele respondeu:
"A primeira coisa que veio à minha cabeça foi que eu devia ter trancado a porta dos fundos. Então, depois quando eu estava baleado no chão, eu lembrei que eu tinha duas escolhas: eu podia escolher viver ou podia escolher morrer. Eu escolhi viver.
" Eu perguntei: "Você não ficou com medo ? Você não perdeu os sentidos ?" Jerry continuou : "Os paramédicos eram ótimos. Eles ficaram o tempo todo me dizendo que tudo ia dar certo, que tudo ia ficar bem.
Mas, quando eles me levaram de maca para a sala de emergência e eu vi as expressões nos rostos dos médicos e enfermeiras, eu fiquei com medo. Nos seus olhos eu lia: "ele é um homem morto".
Eu sabia que tinha que fazer alguma coisa. " O que você fez ?" eu perguntei. "Bem, havia uma enfermeira grande e forte me fazendo perguntas. Ela perguntou se eu era alérgico a alguma coisa. 'Sim', eu respondi.
Os médicos e enfermeiras pararam imediatamente por minha resposta. Eu respirei fundo e respondi : 'Balas !' Enquanto eles riam, eu disse : 'Eu estou escolhendo viver.
Me operem como se estivesse vivo, não morto".
Jerry sobreviveu graças à experiência e habilidade dos médicos, mas também por causa de sua atitude espetacular.
Eu aprendi com ele que todos os dias temos que escolher viver a vida em sua plenitude, viver por completo.
Atitude, entretanto, é tudo !!! Espero que todos escolham viver.
VIVAM !!
E vivam com Jesus no controle de suas vidas!

Ei, você!!! Sorria...
atrás desse sorriso...
Mostre aquilo que você é,sem medo...
Existem pessoas que sonham com o seu sorriso,
assim como eu...
Viva! Tente!
A vida não passa de uma tentativa.
Ei, ame e acima de tudo, ame a tudo e a todos.
Não feche os olhos para a sujeira do mundo...
Não ignore a fome!
Procure o que há de bom em tudo e em todos.
Não faça dos defeitos uma distância e sim,
uma aproximação.
Aceite a vida, as pessoas...
Faça delas a sua razão de viver...
Entenda!
Entenda as pessoas que pensam diferente de você.
Não as reprove!
Ei, olhe...
Olhe a sua volta quantos amigos...
Você já tornou alguém feliz hoje?
Ou fez alguém sofrer com o seu egoísmo?
Ei, não corra.
Para que tanta pressa?
Corra apenas para dentro de você...
Sonhe!
Mas não prejudique ninguém
e não transforme seu sonho em fuga.
Acredite!
Espere!
Sempre haverá uma saída,
Sempre brilhará uma estrela.
Chore, lute!!!
Faça aquilo que gosta, sinta o que há dentro de você.
Ei, ouça...
Escute o que as outras pessoas têm a dizer... É importante!!!
Suba...
Faça dos obstáculos, degraus para aquilo
que você acha supremo.
Mas não esqueça daqueles
que não conseguem subir a escada da vida.
Ei, descubra!!!
Descubra aquilo que há de bom dentro de você.
Procure acima de tudo ser gente...
Eu também vou tentar.
Ei, você...
Não vá embora.
Eu preciso dizer-lhe que...
Te adoro...
Simplesmente...
Porque...
Você existe!!!
CHARLES CHAPLIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário