Quem sou eu

Minha foto
Lagoa Grande, Minas Gerais, Brazil
"Ser catequista é ser jardineiro de gente”. Catequizar, portanto, é isso, cuidar da planta da fé que nasce do jardim de Deus, cujos jardineiros somos nós catequistas, pais, sociedade e Pároco. Catequizar é uma arte... seja você um artista!

sábado, 21 de maio de 2011

ORAÇÕES

Orações : Paróquia São Sebastião
                                A primeira catequese deve não só em primeiro lugar ministrada, mas constantemente incentivada pelos pais. A oração deve ser posta como algo preciosíssimo e necessário e a prova disto encontramos na Bíblia, onde lemos que o próprio Jesus passava noites inteiras rezando.  Uma vida verdadeiramente cristã não é imaginável, sem que haja uma vida de oração.      Os santos todos eram amigos e cultivadores do espírito de oração. Para perder as almas, o demônio procura tirar-lhes o gosto, o amor por ela. A busca desenfreada por divertimentos, paganização da moda, má imprensa (jornais, revistas, televisão, internet) são muitas vezes instrumentos na mão de Satanás para afastar os fiéis da prática da oração.  Quem não reza cai em tentação, como aconteceu com  os Apóstolos, no horto das Oliveiras.  Não só cairá em tentação:  corre o risco de perder a fé e todo o fundamento religioso. A oração é o termômetro da vida na alma.      
 

CREDO (ou CREIO) 

                                Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus  Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu na Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e  sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos;   creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.   
 

PAI-NOSSO 

                                Pai nosso , que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia  nos dai hoje;  perdoai-nos as  nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.   
 

AVE-MARIA 

                               Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.   Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.  
 

GLÓRIA AO PAI 

                                               Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.  
 

À VOSSA PROTEÇÃ

 
À vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus.
N
ão desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, 
mas livrai-nos sempre de todos os perigos,
 ó Virgem gloriosa e bendita! Amém.
   

SALVE RAINHA 

                                Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve!   A vós bradamos os degredados  filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre,  ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. 
                                Rogai por nós Santa Mãe de Deus.  Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.    


CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA 

                                Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós. E em prova da minha devoção para convosco, eu Vos consagro neste dia, os meus olhos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E, porque assim sou Vosso, ó boa Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade Vossa. Amém.
 

ORAÇÃO DE S. BERNARDO - Lembrai-vos

                                Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que jamais  se  ouviu dizer que algum daqueles  que tem recorrido a  vossa proteção, implorando o vosso auxílio, e reclamando o vosso socorro, fosse por vós desamparado.  Animado, pois, com igual confiança, ó Virgem das virgens, como à Mãe recorro e de vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a vossos pés;  não desprezeis as  minhas súplicas, ó Mãe do Filho de  Deus, mas dignai-vos de  as ouvir propícia e  me alcançar o que vos rogo.  À vossa  proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as  nossas  súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém. 


MAGNIFICAT 

 
A minha alma glorifica o Senhor, Meu espírito exulta em Deus, meu Salvador,
Porque pôs os olhos na humildade de sua serva, eis que,
 de hoje em diante, todas as gerações me chamarão Bem-aventurada. 
Porque fez em mim grandes coisas o Onipotente, cujo nome é Santo.
E a Sua misericórdia se estende de geração a geração, sobre aqueles que o temem.
Manifestou o poder do Seu braço e confundiu os soberbos, nos pensamentos de seus corações.
Depôs do trono os poderosos e exaltou os humildes.
Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias.
Tomou cuidado de Israel, Seu servo, lembrando-se de Sua misericórdia.
Conforme tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre. 
Lc 1, 46-55  


SANTO ANJO 

                      Santo Anjo do Senhor, meu zeloso e guardador, se a ti me confiou a piedade  divina, sempre me rege, me guarde governe, ilumine. Amém.   


ORAÇÃO A S. MIGUEL ARCANJO 

                      São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate, cobri-nos com vosso escudo, contra os embustes e ciladas do demônio.  Subjugue-o, Deus, instantemente o pedimos e vós,  Príncipe da milícia celeste, pelo divino poder,   precipitai no inferno a Satanás e  a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém. 
                      São Miguel Arcanjo, protegei-nos na luta para que não pereçamos no tremendo juízo.
                      Sacratíssimo Coração de Jesus.  Tende piedade de nós! (3 X)  


ALMA DE CRISTO 

Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas Chagas, escondei-me.
Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno, defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,
e mandai-me ir para vós, para que com os vossos Santos vos louve,
por todos os séculos dos séculos.
Amém. 


ORAÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO 

Vinde, Espírito Santo,
enchei os corações dos vossos fiéis
e acendei neles o fogo do Vosso amor.
Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado,
e renovareis a face da terra.
Oremos
Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com
a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas
segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação.
Por Cristo, Senhor nosso.
Amém.

GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS - Litúrgica 

 
Glória a Deus nas alturas,
 e paz na Terra aos homens por Ele amados.
 Senhor Deus,  Rei dos Céus, Deus Pai Todo-Poderoso. 
Nós Vos louvamos,   
nós Vos bendizemos, 
nós Vos adoramos, 
nós Vos glorificamos, 
nós Vos damos graças por Vossa imensa glória.
  Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. 
Vós que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós
Vós que tirais os pecados do mundo, acolhei a nossa súplica. 
Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. 
 Só Vós sois o Santo, 
só Vós o Senhor, 
só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo,  
com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai, Amém
 

BENEDICTUS 

 
Bendito o Senhor, Deus de Israel
Que visitou e redimiu o seu povo
E nos deu um Salvador poderoso
Na casa de David, seu servo,
Conforme prometeu pela boca dos seus santos,
Os profetas dos tempos antigos,

Para nos libertar dos nossos inimigos
E das mãos daqueles que nos odeiam
Para mostrar a sua misericórdia a favor dos nossos pais,
Recordando a sua sagrada aliança
E o juramento que fizera a Abraão, nosso pai,
Que nos havia de conceder esta graça:

De O servirmos um dia, sem temor,
Livres das mãos dos nossos inimigos,
Em santidade e justiça na sua presença,
Todos os dias da nossa vida.

E tu, Menino, serás chamado Profeta do Altíssimo,
Porque irás à sua frente a preparar os seus caminhos,
Para dar a conhecer ao seu povo a salvação
Pela remissão dos seus pecados,

Graças ao coração misericordioso do nosso Deus,
Que das alturas nos visita como Sol Nascente,
Para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte
E dirigir os nossos passos no caminho da paz.

Glória ao Pai e ao Filho
E ao Espirito Santo,
Como era no princípio,
Agora e sempre. Amém.
 


ATO DE CONTRIÇÃO

 
                     Senhor Jesus  Cristo, Deus e  homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes vós quem sois sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as  coisas, e porque vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de vos ter ofendido; pesa-me também por perdido o céu e merecido o inferno, e proponho firmemente, ajudado com o auxílio da vossa divina graça, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender, e espero alcançar o perdão das minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amém. 
 

ATO PENITENCIAL - Liturgia 

Confesso a Deus todo-poderoso
E a vós, irmãos,
que pequei muitas vezes,
por pensamentos e palavras,
atos e omissões.
Por minha culpa, minha tão grande culpa.
E peço à Virgem Maria,
aos anjos e santos,
e a vós, irmãos,
Que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor. 

Após a bênção do SS. Sacramento - Liturgia 

  Bendito seja Deus.
Bendito seja o seu Santo Nome.
Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Bendito seja o nome de Jesus.
Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração.
Bendito seja o seu preciosíssimo sangue.
Bendito seja Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do altar.
Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.
Bendita seja a grande Mãe de Deus Maria Santíssima.
Bendita seja a sua Santa Imaculada Conceição.
Bendita seja a sua gloriosa Assunção.
Bendita seja o nome de Maria Virgem e Mãe.
Bendito seja São José, seu castíssimo esposo.
Bendito seja Deus nos seus Anjos e nos seus Santos. 
Deus e Senhor nosso protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos, sobre o nosso santo padre, o Papa Bento XVI, sobre o nosso bispo, e seus bispos auxiliares, sobre o nosso Pároco, sobre todo clero sobre o chefe da Nação e do Estado, e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei, com os efeitos contínuos de vossa bondade, o Brasil, este arcebispado, a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular, e a todas as pessoas por quem somos obrigados a orar ou que se recomendaram às nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório. Dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz Eterna.- Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai. 


OBRIGADO, SENHOR

Obrigado, Senhor, pela tua presença constante ao meu lado! Tu és a força no momento de fraqueza, a alegria no momento de tristeza. Tu és a paz na tribulação e na angústia, és a rocha que alicerça meus projetos, e o embalo harmonioso que me acalma nas noites de inquietação. Tu és a luz que ilumina o meu caminho e a luz que me faz caminhar. Tu envolves toda a minha vida e estás presente em cada momento que vacilo. Quando caio, me levantas; quando me decepciono, me animas; quando sinto medo, me fortaleces. Em ti confio plenamente e a todo momento rendo graças pelas bênçãos e maravilhas que realizas a cada novo dia. Amém!   


ATO DE FÉ 

                     Eu creio firmemente que há um só Deus, em três pessoas, realmente distintas:  Pai, Filho e Espírito Santo, que dá o céu aos bons e o inferno aos maus, para sempre. Creio que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar, e que ao terceiro dia ressuscitou. Creio tudo o mais que ensina a Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana, porque Deus, verdade infalível, lho revelou. E nesta crença, quero viver e morrer.  Amém.    


ATO DE ESPERANÇ

 
                   Eu espero, meu Deus, com firme confiança, que pelos merecimentos de meu Senhor  Jesus  Cristo me dareis a salvação eterna e as graças necessárias para consegui-la, porque vós, sumamente bom e poderoso, o  haveis prometido a quem observar fielmente os vossos Mandamentos, como eu proponho fazer com o vosso auxílio.  Amém.  
 

ATO DE CARIDADE 

 
                  Eu vos amo, meu Deus, de todo o meu coração e sobre todas as coisas, porque sois infinitamente bom e amável, e antes quero perder tudo do que vos ofender. Por amor de vós amo meu próximo como a mim mesmo. Amém.    


OBRAS DE MISERICÓRDIA 

      São as ações ou atitudes que, quando tomadas por um indivíduo, provam o seu amor ao próximo: 
  - Dar a comer a quem tem fome.   - Dar de beber a quem tem sede. 
- Vestir os nus e dar roupas aos que precisam.
- Tratar de doentes e  cuidar dos presos. 
- Remir os cativos ou ajudar os apenados em suas necessidades materiais e  espirituais. 
- Hospedar peregrinos ou dar casa aos que não tem. 
- Enterrar os mortos.   - Dar bons conselhos. 
- Ensinar os ignorantes ou instruir e orientar os deficientes. 
- Consolar os aflitos.  - Corrigir os que erram. 
- Perdoar as ofensas e injúrias.  - Rezar pelos vivos e  falecidos.   - Suportar os defeitos alheios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário